Um medicamento contra diabetes, barato e amplamente disponível, reduziria em 40% o risco de desenvolver COVID-19 de longa duranção após infecção, de acordo com um estudo publicado esta semana.
O regulador europeu do medicamento recomendou hoje o reforço da vacinação da covid-19 em idosos, imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde no próximo outono e que as vacinas sejam dirigidas à subvariante XBB do coronavírus SARS-CoV-2.
Infectologista Esper Kallás menciona um conjunto de fatores gerais que contribuem para o risco de novas pandemias: o aumento da população mundial e da mobilidade são dois deles.
Numa altura em que a OMS já decretou o fim da emergência de saúde global da Covid-19, três anos depois de lhe ter atribuído este estatuto, permanecem ainda os mistérios sobre a verdadeira origem do vírus e sobre como realmente começou a pandemia.
Segundo o especialista em doenças respiratórias e antigo presidente da Associação Médica Chinesa, Zhong Nanshan, uma nova variante do SARS-CoV-2, a XBB, se tem propagado mais rapidamente na China, desde o final de abril, podendo chegar aos 65 milhões de novos casos, a cada sete dias, até ao final de
A pandemia de covid-19 provocou quase 337 milhões de anos de vida perdidos a nível global, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para estagnação de vários indicadores de saúde nos últimos anos.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro presta hoje um depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, como suspeito de suposta fraude com certificados de vacina contra a covid-19, que garante não ter tomado.
Desde que foram levantadas as restrições, são muitos os que estão a ter dificuldade em readaptar-se à vida sem os equipamentos de proteção na cara e até que admitem ter-se esquecido do que é sorrir.
Investigadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram um programa de exercícios que pode ser feito em casa, de forma segura, por pacientes que tiveram a forma grave da COVID-19 e, mesmo após a alta hospitalar, apresentam sintomas persistentes.
Em abril de 2023, Portugal registou 8.949 mortes, menos 1.604 óbitos, ou seja 12,1%, face ao mesmo mês do ano passado. O número de óbitos devido a Covid-19 caiu para 147, menos 49 do que em março.
No ano passado, o SNS gastou mais de 367 milhões de euros com a realização de análises clínicas no setor convencionado. É uma quebra de 2% face ao valor pago em 2021, mas o dobro face a 2019.
Os Estados Unidos levantam esta quinta-feira a obrigação de vacinação contra a covid-19 no que diz respeito aos funcionários federais e viajantes internacionais que chegam por via aérea, anunciou a Casa Branca.
“Já foram transferidos 128 milhões de euros no âmbito de 3.041 operações” de conversão de 20% do crédito concedido através das linhas Covid em subsídio a fundo perdido.
A segurança social de Cabo Verde atribuiu 3.975 subsídios para isolamento profilático, ou quarentena, devido à covid-19, em todo o ano de 2022, menos 26% face a 2021, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.
Governo aceitou proposta para suspender a contagem do prazo estabelecido no Código do IRS para reinvestir mais-valias durante um período de dois anos, com efeitos a 1 de janeiro de 2020.
A Comissão Europeia está a tentar renegociar os contratos para as compras de vacinas com as farmacêuticas, depois de várias doses serem deitadas fora pelos Estados-membros.
A diretora-geral da Saúde considerou o fim da emergência de saúde pública global para a covid-19 hoje anunciado é “motivo de regozijo" em Portugal, que está agora “em processo de regeneração” do impacto provocado pela pandemia.
O ministro da Saúde considerou hoje que o fim da emergência global causada pela covid-19 é a “vitória da ciência contra o obscurantismo” e afirmou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é agora “mais potente”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez saber esta sexta-feira que a COVID-19, apesar de ser uma ameaça, já não é uma emergência global. Conheça alguns números desta pandemia. COVID-19: 765 milhões de casos...