A KTM chegou ao MotoGP em 2017 e teve uma trajetória ascendente, sobretudo a partir de 2019 com a contratação de Dani Pedrosa como piloto de testes. As primeiras vitórias chegaram no ano seguinte e parecia haver um caminho sem recuo possível até aos títulos.

No entanto, o construtor austríaco acabou por estagnar como concorrente da Ducati nas últimas épocas, sem conseguir encontrar forma de bater os italianos. Citado pelo site Motosan.es, Manuel Pecino apontou um momento e uma abordagem que podem ter sido decisivos para a KTM:

Quatro Ducati, uma KTM, uma GasGas e duas Aprilia. Esse é o Mundial neste momento. Na minha opinião, a situação da KTM começou a enfraquecer no momento em que perdeu as concessões. Em 2022 perderam essas concessões e deram passos atrás. Na tentativa de «se tornarem italianos» começaram a contratar pessoas da Ducati, o primeiro foi o que é considerado o braço direito de [Gigi] Dall’Igna durante muito tempo. Tentaram fazer da KTM um clone da Ducati.

O conhecido jornalista salientou que o investimento nesse rumo não surtiu efeito: ‘Era interessante ver se conseguiam cloná-los. Gastaram-se milhões [de euros]. Mas isso claramente não funcionou. Ocaso é que a KTM está a ir para trás’.