Rui Santos foi convidado no programa Júlia, da SIC, esta terça-feira, dia 8 de outubro. Ao longo da conversa com Júlia Pinheiro, falou sobre a sua luta contra o cancro.

Leia ainda: Rui Santos deixa todos emocionados ao tornar pública a luta contra o cancro: Coragem

Rui Santos revela como descobriu o cancro

Rui começou por referir como descobriu a doença: “Eu fui fazer uma higiene oral e a minha médica disse que tinha algo na língua que precisava de ser visto”, disse, acrescentando que tinha um “nódulo na língua”.

O ator teve uma consulta e teve de fazer uma biópsia: “Havia também uma mancha na ponta da língua (…) foi para análise e no dia 13 de março chegou o resultado”, afirmou, acrescentando que ficou “em choque” com o resultado. “Quando chegou o resultado era cancro”.

“Eu fumei desde os 15 anos (…) o tabaco é um dos grandes causadores do cancro na boca”, referiu. “Foi um grande susto”, disse ainda. Rui Santos teve de verificar se o cancro se tinha espalhado para alguma parte do corpo.

Na altura, o ator partilhou a notícia apenas com a mulher e preferiu não dizer à mãe. “O primeiro diagnóstico foi preocupante (…) foi grau dois (…) não sabia se ia voltar a falar normalmente porque era uma grande parte da língua”.

Rui fez novos exames e os médicos chegaram a mais conclusões: “Sorte a minha que era só na parte de trás. Era grau um, não estava espalhado”.

“Tive sorte de ter sido diagnosticado (…) de ter sido uma coisa muito localizada”. O ator referiu que teve de ficar algum tempo sem comer alimentos sólidos depois da cirurgia. “Depois de duas semanas e meia vi que a minha dicção não estava bem”, afirmou ainda, acrescentando que a foi recuperando gradualmente.

Importa referir que depois da luta contra o cancro, o ator voltou a ser pai.

Veja também: Marco Paulo: Da luta contra os quatro cancros à decisão de não casar e ter filhos

Texto: Sofia Mendes Fotos: Redes sociais