Foi a maior fraude que há memória num evento deste género. O organizador esteve preso durante uns anos e agora predispôs-se a realizar uma segunda edição.
O sistema político português necessita de profundas reformas de modo a conseguir dar um forte impulso ao processo de modernização democrática, que parece estagnado.
Podem ser usados para testar políticas, ações de planeamento, regras de segurança, e tantas outras funcionalidades que podemos dizer ter potencial quase ilimitado.
É a mão que bloqueia as mudanças e as transformações para melhor ou a construção de respostas aos problemas estruturais desde Abril de 1974, a mesma que faz com muitos deixem o país à procura de previsibilidade.
Há um velho ditado em Roma segundo o qual “a um papa gordo sucede um magro”. Ou seja, alguém muito diferente do seu antecessor. Se ele se cumprir, a Igreja poderá estar a caminho de optar por um bispo conservador.
Produzir e consumir mais com as mesmas (ou até menos) horas de trabalho não é a catástrofe que tantos gostam de anunciar. Pelo contrário, ao fenómeno de conseguir produzir mais com menos horas de trabalho dá-se o nome de desenvolvimento económico.
A política, tal como o cinema, tem horror ao vazio e à irrelevância. E na Europa de 2025, Paris começa a parecer cada vez mais uma personagem secundária que não sabe que o guião já mudou.
Para os ucranianos, os americanos não estavam dispostos a fazer o que era necessário para os ajudar a vencer. Ao passo que os americanos achavam que os ucranianos não estavam dispostos a fazer o que era imprescindível para serem ajudados a vencer.
No imediato, a enorme volatilidade dos mercados financeiros poderá tornar o imobiliário mais atrativo para os investidores. O imobiliário é menos volátil que o mercado de capitais.
João Veiga, da consultora Elysian, orienta como se deve escolher o modelo de IA Generativa ou de IA Preditiva de acordo com o objetivo final do projeto de IA que se pretende implementar.
O desaparecimento do dinheiro físico parece ser inevitável, e as criptomoedas são um elemento-chave neste novo cenário, destaca João Augusto Teixeira neste artigo de opinião onde diz que o futuro ainda tem de ser moldado.
A autoridade e as regras não devem ser confundidas com castigo ou repressão. Pelo contrário, as regras são como guias, são um ato de bondade e de construção.
O Matuto já viu o futuro e ele não é brilhante: inteligência artificial, realidade aumentada, óculos VR, zero empatia. Tudo muito higiénico, tudo muito digital.
O renascimento da esquerda radical é apenas, felizmente (!), a última fase da sua decadência. O futuro de Portugal não está em revisitar os fantasmas do PREC.
Nuno Costal, Principal director da NTT Data, acredita que «o futuro do trabalho vai ser diferente e a forma como as empresas caminham até lá vai ter de ser diferente, porque não é fácil acompanhar o ritmo da evolução tecnológica».
Francisco definiu a igreja como um hospital de campanha, aberta a todos, sem restrições, sem preconceitos. A igreja como espaço de cura, de vida. De diálogo e companhia.
A IA parece estar igualmente a substituir o papel de conselheiro humano: 74% dos executivos confiam mais na IA para obter aconselhamento que na opinião de familiares e amigos.