A nova diretora quer promover a inovação e o foco no cliente, superando as expectativas dos mesmos. Tem uma vasta experiência no setor financeiro, tendo passado também pela SIBS e pelo Novo Banco.
A nova dirigente vai liderar uma das áreas estratégicas do banco. O BPI tem o Plano de Banca Sustentável 2025 2027, em que uma das metas é alcançar 4.4 mil milhões de euros de financiamento sustentável até 2027.
Banco destaca a importância da sustentabilidade como parte da sua estratégia. Miguel Maya acredita que a instituição deve “valorizar o bem comum e contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento económico e social”.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Conselho Único de Resolução, a autoridade central de resolução dentro da União Bancária Europeia. O nível-alvo será novamente verificado no início de 2026.
Estudo promovido pelo banco polaco mostra que a aplicação bancária no telemóvel está a ganhar espaço não só para os serviços financeiros, mas também em serviços adicionais como descontos ou pagamentos com a app.
Lançado por Sílvia Mota e Ana Sá Ribeiro, o Moon Capital é um fundo de capital de risco que vai investir em negócios liderados por mulheres, de forma a promover a equidade de género no acesso ao capital.
A parceria oferece soluções de segurança avançadas e de prevenção de fraude, criando uma relação mais confiável entre bancos e clientes, atestam os líderes das empresas.
O BPER Banca propõe comprar o Banca Popolare di Sondrio por 4,3 mil milhões de euros, oferecendo um prémio de 6,6%. A integração deve estar concluída até ao final de 2025, caso suceda. O banco visado nega ter solicitado ou acordado qualquer oferta.
Hugo Velez e Claudio Panunzio mantêm as suas funções de CEO, com um papel mais estratégico e centrado no desenvolvimento do negócio e expansão geográfica. O grupo tem como objetivo a diversificação internacional em 2025.
A substituição de quase um terço dos decisores de política monetária poderá aumentar a incerteza quanto à futura trajetória das taxas de juro e às políticas para enfrentar as possíveis tarifas comerciais impostas pelos EUA.
A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial alerta para a necessidade de as instituições transitarem, de forma coordenada e o quanto antes, para sistemas de segurança impossíveis de ‘hackear’.
Os créditos a clientes cresceram 12,9%. O rácio CET1 ficou em 16%, menos 0,9 pontos percentuais do que em 2023. As novas contas aumentaram mais de 20%.
O banco informa que já está a escriturar crédito habitação jovem com garantia pública. A larga maioria das propostas foi aprovada por cumprir os critérios exigidos.
A solução converte automaticamente ‘insights’ em vídeos de um minuto com narração e recursos visuais. O objetivo é que os investidores consigam acompanhar as rápidas mudanças do mercado.
Dos multados consta o Banco Comercial de Investimentos (BCI), do grupo Caixa Geral de Depósitos, com uma multa de cerca de 43 milhões de meticais (648 mil euros).
O banco enfrenta a OPA do BBVA com aumento da remuneração aos acionistas em relação aos lucros de 2024 e 2025 e com um programas de recompra de ações para distribuir capital acima de 13%.
A Société Générale passou de 429 milhões para 1,04 mil milhões no último trimestre. O banco propõe 1,74 mil milhões em dividendos e prevê crescimento de 3% em receitas este ano.
A formação das pessoas na área da sustentabilidade continua a ser uma das lacunas que dificultam o processo de descarbonização das organizações. Os bancos querem ser parceiros das empresas nesta jornada.
A inflação continua alta, apesar da redução dos últimos dois anos, e estima-se que chegue a 3,7% no terceiro trimestre. O crescimento do PIB é lento, mas espera-se uma aceleração a partir de meados de 2025.
O BCP atribui 30% do seu novo crédito à habituação a jovens, um recorde desde 2001. Já a Caixa concedeu mais de mil milhões de euros a promotores imobiliários em 2024. O clima é de otimismo entre os banqueiros portugueses.
Fonte oficial esclarece que o que já supera o valor da verba de garantia pública atribuído ao banco é o total do crédito concedido nos pedidos aprovados.